Cuidados com detalhes nos projetos fazem a diferença no inverno   O frio do inverno do Rio Grande do Sul obriga muitos estabelecimentos a se adaptarem para não perderem os clientes na estação que, esse ano, registrou temperaturas extremamente baixas. Restaurantes, hotéis e outros prestadores de serviços buscam nos mínimos detalhes oferecer atrativos que convençam o consumidor a abrir mão do conforto do lar.   Especialistas no design de ambientes, a SCENO Environmental Graphic Design leva em conta essa realidade ao trabalhar em seus projetos. Entre as ferramentas mais importantes estão iluminação, acabamento, climatização e uso das cores que ajudam a deixar mais aconchegante o ambiente. O sócio-diretor da SCENO, arquiteto com pós-graduação em design gráfico e marketing, Gabriel Gallina, ressalta o crescimento no uso de aquecedores e lareiras artificiais.   - Olhando da rua, um estabelecimento com lareira mostra-se mais convidativo para as pessoas justamente pela sensação de conforto e aconchego que proporciona nestes dias de frio - disse.   Na maioria das vezes o cuidado básico se dá através do uso de aquecedores ou aparelhos de ar condicionado, com opção de aquecimento. No entanto, é possível ir muito além usando técnicas que transformam o ambiente. As cores que lembram o fogo com tons de amarelo, vermelho, laranja e cor de tijolo, auxiliam nesta percepção.   Outro fator significativo é a textura. Nesse aspecto a madeira é imbatível proporcionando uma sensação de conforto e bem estar. O especialista também recomenda cuidados com a iluminação. A luz que não é demais e nem em tons gelados (fluorescentes comuns) ajuda a aquecer o ambiente. Nesse caso apostamos em penumbras com luz indireta, criando atmosferas mais acolhedoras.   Apesar de algumas cidades estarem já mais atentas a esses detalhes, o Rio Grande do Sul tem muito a evoluir no tema. A avaliação do especialista Gabriel Gallina é que muitas cidades de boa vocação e apelo turístico não estão ainda preparadas para receber o cliente no frio, podendo, por exemplo, adotar algumas dessas dicas.   SCENO Environmental Graphic Design   Especialistas em arquitetura, sinalética, comunicação visual e identidade para ambientes corporativos, de varejo e de serviços. Nosso objetivo é construir identidade para as organizações, através de projetos que contribuam para a experiência, acessibilidade e bem estar das pessoas em qualquer espaço. Trabalhamos a partir da orientação estratégica das marcas, adotando o Environmental Graphic Design para valorizar a cultura, a estética, a funcionalidade e a melhor relação do homem com os ambientes.   Gabriel Gallina   Sócio-diretor da SCENO Environmental Graphic Design Arquiteto com pós graduação em design gráfico e marketing, atua desde 1998 nas áreas de arquitetura, sinalética e merchandising. Foi sócio-diretor do Studio Paralelo por 3 anos, onde ganhou destaque através de prêmios e publicações nacionais e internacionais. De 2005 a 2008 foi coordenador de Projetos de Sinalização do GAD Branding & Design.   Fernando Franco   Sócio-Diretor da SCENO Environmental Graphic Design Administrador de empresas, pós-graduado em marketing e especialização em gestão empresarial. Experiência de mais de 20 anos no mercado de design e comunicação, atuando nas áreas de negócios e gestão de clientes. Com passagem pela McCann Erickson, também foi Diretor de Atendimento e Comercial do GAD Branding & Design em São Paulo, empresa onde atuou durante 15 anos. Neste período foi responsável pela gestão do atendimento de projetos de environmental graphic design, branding e comunicação para empresas de diversos segmentos. Atualmente é Diretor de Mercado da ApDesign / RS.   Roberto Bastos   Sócio-diretor da SCENO Environmental Graphic Design   Designer gráfico, formado na Universidade Federal de Santa Maria/RS, com experiência de mais de 20 anos de atuação no mercado de design e comunicação, atuando em projetos de environmental graphic design e branding.   Foi Diretor do GAD´Branding e Design, onde trabalhou por mais de 14 anos. Coordenou projetos de sinalização e comuicação visual para ambientes e foi reponsável pela gestão e desenvolvimento de projetos de estratégia e identidade de marcas para empresas de diversos segmentos.   Foi vice-presidente da Apdesign na gestão 2005-06.   É professor da ESPM em cursos de graduação e avançados de Design, Branding e Trade Marketing.
|