A Docol foi fundada em 1956, por Edmundo Doubrawa, Egon Doubrawa e Amandus Colin, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, transferindo-se, dois anos depois, para uma unidade industrial no centro de Joinville. Docol, hoje marca de renome nacional e internacional, é uma composição dos sobrenomes dos fundadores Doubrawa e Colin.
Desde sua fundação, a Docol buscou inovar e melhorar as tecnologias disponíveis no mercado. Originária de uma tornearia e oficina de consertos em geral, passou a desenvolver atividades industriais com a confecção de artigos dentários (muflos, foles, articuladores etc.). Ao fabricar esses itens, a Docol entendeu a importância da precisão, do uso de matérias-primas nobres e da qualidade, incluindo esses parâmetros na política de desenvolvimento de produtos. Em seguida, começou a fabricar válvulas de sucção, atendendo a uma crescente necessidade do mercado do sul do país, ampliada pela dificuldade de importação desses equipamentos no período pós-guerra. Atuando nesse mercado, intensificou a fabricação de válvulas tipo e ponteiras (para captação de água de poços), complementada a seguir por torneiras e registros de gaveta.
Com o objetivo de oferecer produtos hidráulicos de melhor desempenho no Brasil, em março de 1976, a Docol contatou a Georg Rost & Sohne - empresa alemã detentora da marca DAL, considerada a maior fabricante de sistemas de descarga do mundo e que atualmente faz parte do grupo Grohe - para desenvolver uma válvula de descarga com alta performance, sendo a primeira a oferecer 10 anos de garantia. O resultado foi a formação de uma joint venture (associação) entre as duas empresas.
Essa válvula representou um enorme avanço nos sistemas de descarga e sua tecnologia continua inigualável até hoje.
De Joinville para o mundo
Após o sucesso alcançado com a válvula de descarga Docol, a empresa investiu mais uma vez em tecnologia, ampliando a oferta de produtos (torneiras, misturadores, chuveiros e acessórios).
Em 1980, associou-se à FV S.A., maior fabricante de metais sanitários da Argentina, criando a Docol FV Ltda., especializada em produtos de alto padrão, com tecnologia e design inéditos. Numa época em que não se dava atenção à estética de metais sanitários no Brasil, a Docol inovou criando produtos com acabamento em ouro e oferecendo torneiras com cartucho cerâmico de alta performance. A Docol FV foi incorporada pela Docol em 1998.
Como consequência da evolução no mix de produtos e da capacidade tecnológica da Docol, iniciaram-se as exportações para os Estados Unidos, por meio de projetos de OEM. No mesmo período, a Docol lançou a Linha Valentino - sob licença da renomada casa francesa de alta-costura - para a Incepa, passando a produzir os metais dessa grife durante 20 anos.
De 1986 a 1989, a Docol transferiu seu parque fabril para o distrito industrial de Pirabeiraba, mantendo parte dos setores Administrativo e Comercial na área central da cidade.
Década de 90 – conquista do mercado
Em 1991, apostando na tecnologia e na criação de produtos à frente do seu tempo, a Docol inovou mais uma vez com o lançamento da DocolMatic, uma linha de produtos com fechamento automático formada por torneiras, chuveiros, mictórios, válvulas e registros reguladores de vazão que promovem a utilização racional da água. Em seis anos, DocolMatic recebeu investimentos de US$ 7,5 milhões e conquistou a liderança absoluta nesse segmento em toda a América Latina.
Em 1994, numa associação com a Incepa, uma das líderes no mercado brasileiro de louça sanitária, criou-se a Incepa Metais.
Qualidade Total
Para se adequar ao mercado globalizado, a empresa adotou uma nova postura. Em fevereiro de 1992, a Docol lançou o Programa Qualidade Total Tecnologia (PQTT) e, em junho do mesmo ano, assinou o termo de compromisso do Projeto de Especialização em Gestão da Qualidade (PEGQ), ampliando o foco de atuação.
A mudança cultural consolidou-se com o Programa de Qualidade Total Docol (PQTD), oficializado pelo presidente Ingo Doubrawa em abril de 1993, e com a certificação ISO 9000. Nesse ano, com a linha DocolMatic, a empresa conquistou o “Prêmio Expressão de Ecologia” na categoria Produto Verde e, em 1995, o “Prêmio Ação Verde”, concedido pelo Banco Crefisul. Em 1996, a Docol investiu US$ 4,5 milhões para instalar uma galvânica automatizada, com avançado sistema de lavação de gases.
Em fevereiro de 1997, a empresa recebeu o certificado de conformidade do Sistema da Qualidade com a ISO 9002, conferido pelo BRTÜV, da Alemanha, para a fabricação de válvulas de descarga, certificação essa mantida até hoje.
Seguindo a Política da Qualidade, a empresa criou o Programa Docol de Sugestões de Melhorias (PDSM), que premia colaboradores que apresentam idéias para reduzir custos ou promover melhorias relacionadas à qualidade, organização, limpeza, segurança, ambiente de trabalho, atendimento ao cliente e desburocratização.
Em 1998, as empresas Docol Indústria e Comércio de Materiais Hidráulicos e Metais Sanitários Ltda. e Docol FV Indústria e Comércio de Metais Sanitários Ltda. foram unificadas, formando a Docol Metais Sanitários Ltda. A nova empresa permaneceu com capital predominantemente nacional e com os sócios argentino e alemão que já participavam das antigas empresas.
No primeiro semestre de 1999, a Docol adquiriu a Incepa Metais, ampliando sua presença no mercado brasileiro.
A Docol foi agraciada com vários prêmios: “Prêmio Água e Cidade Ciclo 2000”, promovido pela ONG Água e Cidade “Prêmio Gaia 2002”, concedido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Joinville “Prêmio Expressão de Ecologia 2003”, na categoria Marketing Ecológico, pelo Prêmio Docol/Ministério do Meio Ambiente de Jornalismo e “Fritz Müller” (menção honrosa em 2000 e prêmio em 2002 e 2005), concedido pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma).
A Docol tem participação ativa em diversas comissões de normatização da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e no Grupo Setorial de Instalações Prediais da Asfamas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Metais e Equipamentos para Saneamento) contribuindo, assim, para a melhoria das normas brasileiras e, consequentemente, do mercado como um todo.
A Docol dá atenção máxima ao meio ambiente em todas as fases de fabricação. Toda água utilizada no processo produtivo passa por uma estação de tratamento de efluentes que a devolve, livre de impurezas, ao ambiente.
Centro de Treinamento Docol – um sonho realizado em 2001
Em 22 de março de 2001, Dia Mundial da Água, a Docol inaugurou o Centro de Treinamento Docol no seu parque industrial. Numa área de 720 m², modernas instalações permitem que milhares de profissionais, como instaladores, arquitetos e vendedores, conheçam em detalhes os produtos da empresa, tendências e as novas tecnologias em hidráulica. Essas instalações demandaram um investimento de US$ 500 mil.
O Centro está equipado com o que existe de mais moderno para promover treinamentos teóricos e práticos sobre o funcionamento de todas as famílias de produtos Docol. A empresa acredita que, com a utilização de tecnologias cada vez mais sofisticadas na produção, é preciso oferecer aos especificadores e vendedores o suporte técnico adequado para a escolha e aplicação dos produtos, otimizando todas as características projetadas.
Outro grande objetivo do Centro de Treinamento é formar multiplicadores do conceito de economia e do uso racional da água. A Docol defende essa idéia desde 1990, quando começou a orientar sua produção para oferecer “Soluções para o Planeta Água”.
2002 - início da exportação com marca própria
A Docol foi a primeira empresa brasileira do segmento a ingressar no mercado dos Estados Unidos e Canadá com marca própria, denominada “Docol Faucets”, e com o slogan “Unique Design. World Class Quality”. E já entrou pela porta da frente com a participação na K/BIS 2002 - Kitchen/Bath Industry Show & Conference, maior feira de fabricantes do setor nos Estados Unidos, realizada em Chicago, Illinois.
As linhas que a Docol desenvolveu para o mercado norte-americano mantinham o padrão dos produtos de alto luxo comercializados pela marca no Brasil.
Em 2003, o Sistema de Gestão da Qualidade da empresa foi certificado novamente com o ISO 9001:2000. Além das válvulas de descarga, também são certificadas as linhas de registros pressão, registros de gaveta e toda a família de economizadores de água DocolMatic.
Centro Administrativo inaugurado em 2004
Em 2004, foi inaugurado o Centro Administrativo da Docol, junto ao parque industrial, em Pirabeiraba, concentrando Centro Administrativo, Fábrica e Centro de Treinamento em um único local.
Com área total de 2.131 m², o novo Centro Administrativo foi projetado de acordo com os mais modernos conceitos de ergonomia e funcionalidade. O prédio tem ainda um diferencial: um jardim zen. Localizado na área central, ele reproduz no local de trabalho a filosofia de harmonia com o meio ambiente que está presente na criação e fabricação dos produtos da Docol há mais de 50 anos.
A concepção arquitetônica também buscou uma ligação direta com o meio ambiente e a água, a começar pela fachada, que reproduz a forma de uma onda azul. Internamente, o espaço foi projetado com apenas quatro colunas de sustentação, para facilitar a interação entre as pessoas. Outro diferencial está no sistema de climatização com água gelada, o que reduz o consumo de energia elétrica.
Docol desenvolve produtos adequados ao mercado de Cingapura em 2004
Em 2004, a Docol foi credenciada fornecedora de metais sanitários para o mercado de Cingapura, cidade-estado do sudeste asiático com 3,7 milhões de habitantes e alto índice de desenvolvimento. Por tratar-se de uma ilha de pequenas dimensões, Cingapura importa quase tudo que consome, inclusive a água. Por esse motivo, foram necessários pequenos ajustes nos produtos da Docol, como tempo de acionamento e vazão, mantendo a mesma qualidade, especificações técnicas e funcionais dos metais fabricados pela empresa. Um exemplo de produto ajustado foi a torneira PressMatic 110 (foto). Também foram certificados dois modelos de válvulas para chuveiros e a torneira de parede PressMatic 120, dentro do mesmo conceito.
A prospecção do mercado de Cingapura iniciou em novembro de 2002 e a aprovação dos produtos foi obtida após rigorosos testes aplicados pelo renomado laboratório PSB Corporation, que certificou a Docol de acordo com normas padrão para válvulas e equipamentos hidráulicos do PUB (Public Utilities Board) desse país. Em alguns testes, os órgãos certificadores utilizaram normas da Inglaterra, da Austrália e da Nova Zelândia, países para os quais a Docol já exporta. Foram avaliados itens como dimensionais, estanqueidade, características hidráulicas, resistência mecânica, grau de toxidade do metal e dos componentes plásticos, resistência do acabamento. A Docol é a primeira empresa brasileira a ser certificada em todos os testes de Cingapura.
2005 – soluções de economia, higiene e segurança para nichos de mercado
Em 2005, a Docol lançou a torneira DocolEletric On/Off, com um sensor eletrônico lateral, partindo de estudos, pesquisas e investimentos já utilizados na família de produtos DocolMatic.
É pioneira e única no gênero, totalmente adequada a hospitais e afins, pois garante 100% de higiene e controle total do fluxo de água. Além disso, criou a linha Alta Segurança DocolMatic para atender casas de recuperação, delegacias, presídios e outros locais sujeitos a vandalismo.
Nesse ano, foi a única empresa brasileira a expor na ISH, a maior feira mundial de metais sanitários e hidráulica, realizada na Alemanha. A participação nesse evento alavancou negócios internacionais, consolidando a posição da Docol como maior exportadora brasileira de metais sanitários.
2006 – ano do 50º aniversário da Docol
No ano de seu 50° aniversário, a Docol conquistou o “Prêmio Top de Marcas 2006”, concedido pela revista Projeto & Design e pelo Portal ARCOWEB. O prêmio é resultado da pesquisa realizada entre os leitores sobre a marca mais lembrada.
2008 – Docol Magazine
Em 2008, a Docol lançou a Docol Magazine, a primeira revista produzida por uma marca do setor de metais sanitários no Brasil. Com uma tiragem de 30 mil exemplares, a revista aborda temas como: design, sustentabilidade, inovações, entrevistas exclusivas e muito mais. Criou, assim, um canal diferenciado para diversos públicos, que presta um serviço de altíssima qualidade, abastecendo colaboradores e consumidores com informações úteis para o dia a dia.
2009 - novo Centro de Distribuição
Em janeiro de 2009, a Docol lançou o novo Centro de Distribuição (CD), que possui 4 mil m2 e recebeu investimento em torno de R$ 4 milhões. A capacidade de armazenamento aumentou para mais de 900 toneladas e a produtividade cresceu 30%.
Além de oferecer melhores condições ergonômicas e mais segurança aos operadores, o CD permite flexibilizar o atendimento de acordo com as condições do mercado e picos de estocagem.
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